Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Comarca de Valença realiza sessão do Tribunal do Júri com público de mais de 150 pessoas
15 de junho de 2023 às 18:02
Comarca de Valença realiza sessão do Tribunal do Júri com público de mais de 150 pessoas

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, divulga a realização de um Tribunal do Júri na Comarca de Valença, distante 121 quilômetros da capital. Com um público de mais de 150 pessoas, a sessão foi presidida pelo Juiz Reinaldo Peixoto Marinho, titular da 1ª Vara Crime, Júri e Execuções Penais.  

Ocorrido na terça-feira (13), o Júri teve como réus Mariele de Jesus Santos e Constantino Pereira Filho, condenados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e sequestro. 

A ré Mariele de Jesus Santos teve a pena definitiva fixada em 26 anos de reclusão e seis meses de detenção, além de 20 dias-multa. O réu Constantino Pereira Filho, por sua vez, teve a pena definitiva de 35 anos e cinco meses de reclusão, em regime fechado. Foi mantida a prisão preventiva de ambos os réus e determinada a execução provisória da sentença.    

Convém ressaltar que a 1ª Vara Crime, Júri e Execuções Penais de Valença já realizou outras dez sessões do Tribunal do Júri, no primeiro semestre de 2023. Até dezembro do ano corrente, estão designadas outras 17 sessões plenárias, e para o ano de 2024, estão planejadas cerca de 20 sessões. 

Para o Juiz Reinaldo Peixoto Marinho, os resultados alcançados são fruto de um trabalho conjunto. “A prestação jurisdicional deve sempre se pautar na eficiência e na efetiva resposta à sociedade, em especial aos familiares das vítimas, garantindo aos réus um julgamento pautado na legalidade e com respeito às garantias processuais”, afirma o Magistrado.     

Conforme o Juiz Reinaldo Marinho, os números expressivos resultam da soma de esforços empreendidos por toda a equipe da 1ª Vara Crime, Júri e Execuções Penais. Além disso, ele destacou o importante trabalho de toda equipe de servidores do Cartório e Gabinete da Vara; da Promotora Rita de Cássia Cavalcanti; da Defensora Púbica Deylane A. Moraes Leite; assim como da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA); das Polícias Civil e Militar; e dos jurados.  

Tribunal do Júri – O Grupo de Trabalho do Tribunal do Júri do TJBA reforça a importância de priorizar o julgamento, a movimentação e a correção de cadastros de processos relativos a crimes dolosos contra a vida. Essa iniciativa é importante para a melhoria da prestação jurisdicional e da gestão estratégica do Poder Judiciário, aspectos que também servirão para o cumprimento das disposições do Prêmio CNJ de Qualidade 2023 e para a pontuação do Tribunal baiano.  

Saiba mais 

Descrição da imagem: sessão do Tribunal do Júri em Valença [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem