As serventias extrajudiciais de Itamaraju, a 750 quilômetros de Salvador, receberam ontem (6) a visita regimental da Corregedoria das Comarcas do Interior, em continuidade ao trabalho iniciado na segunda-feira (7), em Belmonte, no Extremo-Sul do Estado.
Pela manhã, o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, conheceu as novas instalações do Tabelionato de Notas e Protesto, comandado pela Tabeliã Amanda Carvalho. Ao lado do Juiz Auxiliar Cássio Miranda, o Corregedor também visitou o cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, cujo Oficial interino é Romério Silva, e o cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, gerido pela Delegatária Etiene Ramos. Também acompanharam a visita a Juíza Andrea Beraldi, da Vara dos Juizados Especiais, e o Juiz Rodrigo Alves Rodrigues, das varas Cível e Criminal.
Antes, toda a comitiva esteve nas instalações do Juizado que, aos poucos, retoma as atividades presenciais após o decreto do Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, autorizando a realização de audiências nas unidades.
À tarde, na última atividade na comarca, o Corregedor Jatahy Júnior reuniu, no Salão do Júri do fórum, servidores dos cartórios judiciais e extrajudiciais para ouvir as demandas. Também questionou sobre os acervos das varas e, em especial, processos da área criminal, e solicitou outras informações sobre a prestação de serviços da Justiça.
Referindo-se aos cartórios extrajudiciais, o Corregedor lembrou: “as unidades devem primar pela excelência dos serviços prestados, inclusive orientando o cidadão sobre como resolver as pendências”.
Já o Juiz Cássio Miranda salientou o propósito da Corregedoria de prestar orientações às comarcas sob sua responsabilidade, e exaltou a realização das audiências públicas, responsáveis por possibilitar maior aproximação do Judiciário com a comunidade. A Juíza Andrea Beraldi e o Juiz Rodrigo Alves Rodrigues, por sua vez, agradeceram a presença do Corregedor e de toda a equipe, ressaltando a sensação de acolhimento.
Convidado a participar do encontro, representando 300 advogados, o Presidente da subseção local da OAB, João Ademir, lembrou do período em que a comarca ficou desprovida de juiz, e elogiou os serviços prestados pelo Sistema dos Juizados Especiais durante a pandemia, com a implantação dos serviços online.
Iniciada na última segunda-feira (4), a comitiva da Corregedoria das Comarcas do Interior passou também por Santa Cruz Cabrália, onde promoveu uma audiência pública com atores do sistema judicial e representantes de instituições civis e militares. Nesta quinta-feira (7), a visita continua em Guaratinga e se encerra na sexta (8), em Itabela.
#Audiodescrição: Magistrados estão sentados no Salão do Júri conversando sobre assuntos institucionais. Na imagem é possível observar um pouco do ambiente, que tem paredes brancas, 3 máquinas de ar-condicionado e 2 caixas de som. Algumas pessoas assistem ao debate.