Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJBA realiza visita técnica à Diretoria de Modernização  
22 de maio de 2025 às 14:54
Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJBA realiza visita técnica à Diretoria de Modernização  

Dando continuidade às ações institucionais voltadas à promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e ao combate a práticas discriminatórias no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e a Outras Formas de Discriminação (COPAMSD) realizou, no dia 20 de maio, uma visita técnica à Diretoria de Modernização (DMO), localizada no Anexo I do TJBA.  

A atividade integra o conjunto de estratégias da Comissão para disseminar boas práticas institucionais, promover uma escuta qualificada e reforçar o compromisso com a dignidade nas relações de trabalho. A visita contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre servidores, estagiários e colaboradores terceirizados. Representando a Comissão, estiveram presentes a Juíza Nartir Weber, a Psicóloga Cristina Goulart, a Assistente Social Laíse Palagani e a servidora voluntária de Direito, Patrícia Moradillo.  

Dando início ao diálogo, a Juíza Nartir Weber apresentou o papel da COPAMSD e abordou a importância do trabalho colaborativo na prevenção de condutas abusivas no ambiente institucional. Em seguida, Cristina Goulart explanou sobre as quatro linhas de atuação da Comissão: acolhimento; justiça restaurativa; corregedoria; e ações educativas e preventivas. A psicóloga destacou, também, os cursos oferecidos a gestores, magistrados e servidores, com ênfase na capacitação sobre sofrimento psíquico no trabalho, incentivando a adesão às próximas turmas.  

Já a Assistente Social Laíse Palagani abordou os protocolos de acolhimento utilizados pela Comissão, reforçando a importância de ambientes respeitosos e harmoniosos para o bom desempenho coletivo. Foram apresentados, ainda, os canais de atendimento da COPAMSD, a cartilha institucional e um QR Code que facilita o acesso aos serviços de escuta e agendamento de atendimentos.  

Encerrando a visita, a servidora Patrícia Moradillo apresentou a pesquisa interna disponível no site do TJBA, voltada à coleta de dados sobre situações de assédio e discriminação vivenciadas por membros do Tribunal, relatando a importância da participação de todos para o aprimoramento das políticas institucionais.  

Clique aqui e participe da pesquisa.  

As visitas técnicas promovidas pela COPAMSD reafirmam o compromisso do TJBA com a construção de um ambiente de trabalho digno, inclusivo e livre de qualquer forma de violência ou discriminação, por meio da escuta ativa, da transparência e da articulação entre diferentes setores.  

Texto publicado: Ascom _ TJBA