A Comissão Permanente de Ética do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, no dia 3 de outubro de 2025, sua 8ª reunião ordinária, sinalizando importantes deliberações voltadas ao fortalecimento da cultura ética e da integridade no âmbito do Judiciário baiano.
Entre os temas em pauta, destacou-se a avaliação da campanha “Conheça, Participe, Confie!”, que ocorrerá neste mês de outubro. A iniciativa busca aferir a absorção das informações relacionadas ao Código de Ética e Conduta do Poder Judiciário Baiano e do funcionamento da Comissão Permanente de Ética.
A participação de todos é primordial para o contínuo aprimoramento dos trabalhos da Comissão de Ética, que visa fortalecer e disseminar os princípios éticos e as normas que regem a conduta dos servidores e dos colaboradores segundo elevado padrão ético-profissional, a fim de que todos possam aferir a integridade e a lisura das ações adotadas neste Poder Judiciário.
A aplicação do formulário de avaliação da campanha inaugural será veiculada, a princípio, em formato de wallpaper, pop-up e e-mail institucional. Participem!
A Comissão, também, analisou o relatório mensal referente ao mês de setembro, que apresentou um panorama das atividades desenvolvidas e dos resultados alcançados no período.
Durante a reunião, foram discutidas duas propostas de parceria institucional. As tratativas, ainda em fase inicial, buscam atender às demandas monitoradas pela Comissão Permanente de Ética. Em breve, maiores informações serão disponibilizadas.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a implantação do Sistema de Integridade do TJBA, no qual a Comissão Permanente de Ética atuará como um braço essencial, contribuindo para a consolidação de práticas éticas, transparentes e responsáveis dentro do Tribunal.
A Comissão reafirma seu compromisso com a ética, o respeito e a integridade institucional.
Conheça mais sobre o trabalho da Comissão Permanente de Ética