O Comitê Local da Governança da Política de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reuniu-se, na última segunda-feira (24), para definir o processo de trabalho com vistas à elaboração do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Corte. A ação está em conformidade com a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 240 do Conselho Nacional de Justiça. O encontro, que faz parte de um cronograma para a elaboração do documento, ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp).
Com relação aos estudos para a elaboração do Plano, ficou estabelecido o novo calendário. Até o próximo dia 15 de outubro (segunda-feira), os integrantes do Comitê devem encaminhar, por mensagem de e-mail, sugestões relacionadas aos três tópicos integrantes do Plano. Para as demandas referentes à Estratégia da Gestão de Pessoas, as mensagens devem ser endereçadas ao Juiz Antônio Henrique da Silva e à Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima Costa. Os Juízes Sadraque Oliveira Rios e Marcela Bastos Barbalho da Silva são responsáveis pelas ações do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas. Já Qualidade de Vida e da Formação está sob a incumbência dos Servidores Rodrigo Ferreira de Uzeda e Itailson Faria da Paixão.
Após o recebimento de todas as propostas, o Coordenador do Comitê, o Magistrado Antônio Henrique da Silva, redigirá o texto final do Plano Estratégico. O documento será apresentado na próxima reunião do Comitê, em 29 de outubro (segunda-feira), quando os componentes do Comitê discutirão a versão final do texto a ser encaminhada para o Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto.
Push Administrativo – A Juíza Marcela Bastos Barbalho da Silva destacou que o push administrativo foi apresentado à Presidência do TJBA em fevereiro deste ano por meio do Ofício nº 001/2018 expedido pelo Comitê. A implantação de tecnologia na qual todos os magistrados e servidores recebam em sua página do RHNET publicações customizadas constitui a ideia central do push administrativo.
A Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima, registrou que um projeto de modernização do RHNET já foi entregue à Coordenação de Sistemas (Cosis) e à Diretoria de Recursos Humanos (DRH). Entre as mudanças demandadas, está a integração entre o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e o cadastro dos servidores. Desta forma, por meio do RHNET, o servidor será notificado em caso de qualquer publicação com o seu nome ou cadastro.
Além dos Magistrados e Servidores supracitados, também participaram da reunião: o Servidor Francisco Carlos Santos da Purificação, vinculado à DRH; os representantes do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares da Justiça (Sintaj), Gustavo da Carvalho Vieira e Antonio Jair Batista Santos Filho; e o representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), Antonio Moisés Dantas Sobrinho. Por determinação do Presidência do TJBA, as reuniões do Comitê são acompanhadas por representantes destas entidades.
O Comitê disponibiliza o e-mail comitegestaopessoas@tjba.jus.br para que servidores e magistrados encaminhem sugestões.