Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade acadêmica, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza o Programa “Conhecendo o Judiciário”. Desde 2008, a iniciativa proporciona visitas técnicas guiadas, seguidas de palestras, para estudantes de escolas e universidades da Bahia. Nas duas últimas semanas do mês de abril, as instituições participantes foram o Colégio Estadual Severino Vieira, no dia 16/04; o Centro Universitário de Excelência (UNEX) de Feira de Santana, em 19/04; o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), em 25/04; e o Centro Universitário UniFTC, na última sexta-feira (26).
Por parte da UNEX, os visitantes foram os universitários do 8º semestre do Curso de Direito, acompanhados da Professora Flávia Correia. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer a Corte e ouvir depoimentos da Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e outras Formas de Discriminação do 2º Grau, Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, bem como do Presidente da Comissão de Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda.
“Fico muito feliz de participar, pela primeira vez, deste projeto, porque, na verdade, tenho muita ligação com o ensino, sou professora e fui universitária. Acho muito necessário passar para os novos a nossa visão, o que estamos fazendo, sem criar mistérios. As pessoas precisam ver o que fazemos, quem somos, para se sentirem iguais e, por isso mesmo, participarem desse processo de fazer justiça. Fazer justiça é cidadania e cidadania é viver bem”, pontuou a Desembargadora Joanice Guimarães.
O Desembargador Cássio Miranda, ao compartilhar alguns trabalhos e histórias com a plateia, refletiu sobre seu ingresso na magistratura, em 1990, na Comarca de Curaçá, e seguiu expressando as atuações em alguns interiores da Bahia, como Olindina e Xique-Xique. Além disso, mencionou as formas pelas quais um desembargador ascende ao cargo, seja por antiguidade, seja por merecimento, citando o Desembargador Osmar Oliveira que, ao tomar posse, em 1986, afirmou: “chego ao Tribunal pela mão piedosa do tempo”.
Ao reforçar a importância do ‘Conhecendo o Judiciário’, projeto sob a gestão da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TJBA, no olhar objetivante de integralizar teoria e prática, a Professora e Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNEX, Flávia Correia, destacou que a iniciativa é “uma oportunidade para os alunos compreenderem a atuação dos profissionais do Direito em seus diversos campos, na advocacia, na magistratura e na serventia do Poder Judiciário”, disse. “Este é um momento ímpar para os nossos estudantes, agradeço a esse convênio”, completou a Professora.
Durante a visita do dia 25 de abril, os estudantes da UNINASSAU puderam ouvir o Diretor-Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), Desembargador Jatahy Júnior, que versou sobre as capacitações para magistrados, servidores e estagiários, bem como apontou a relevância do contato do Tribunal baiano com as redes acadêmicas de ensino. “Acho bastante interessante esse diálogo dos futuros bacharéis em Direito conosco aqui do Judiciário. Eles se mostraram muito interessados em entender como é a carreira do magistrado, o que faz o magistrado e o que fazem os servidores aqui do Tribunal. Serão sempre bem-vindos esses estudantes de Direito”.
Durante a visita ao Fórum Ruy Barbosa, os alunos da instituição foram recebidos pelo Juiz Carlos Carvalho Ramos de Cerqueira Júnior, Titular da 6ª Vara Cível da capital baiana.
Na sexta-feira (26), a visita ao Fórum Ruy Barbosa e à sede do TJBA foi feita pela turma da UniFTC, acompanhada pelo Professor do Curso de Direito da Unidade Paralela, João Carlos Pereira Gomes. O docente falou sobre a importância do projeto para a formação dos futuros operadores do Direito. “Hoje, a importância do contato direto com a perspectiva do que é, de fato, o Direito, é muito enriquecedora para os nossos alunos, que podem ter uma visão mais abrangente, para além dos muros da faculdade, sobre o que significa ter o Direito como a vivência prática do cotidiano. É uma experiência ímpar para os nossos alunos”, salientou o Professor.
“Os estudantes que participam da iniciativa concordam unanimemente sobre o impacto significativo da visita. Para mim, foi uma experiência sensacional, pois tive uma visão privilegiada do Poder Judiciário, que difere bastante da perspectiva externa. Durante a visita técnica, tivemos a oportunidade de interagir de perto com juízes e desembargadores. Fiquei encantado com a oportunidade de ampliar meus conhecimentos de uma forma tão prática. Além disso, descobri a Unicorp, uma extensão do Tribunal, que oferece uma variedade de cursos abertos ao público”, destacou Rodrigo Veina, estudante do 9º semestre de Direito da UNINASSAU.
O ‘Conhecendo o Judiciário’ dos últimos dias contemplou, ainda, a rede técnica de ensino. No dia 16 de abril, os alunos do Curso Técnico Jurídico do Colégio Estadual Severino Vieira participaram do projeto.
Saiba mais sobre o Conhecendo o Judiciário
Linguagem Simples – O diálogo com os estudantes é pautado na linguagem simples, a qual privilegia a comunicação acessível. Durante a explanação sobre o Tribunal do Júri, que ocorre no período da visita ao Fórum Ruy Barbosa, há o momento da dinâmica da linguagem simples. Essa atividade faz um comparativo entre expressões utilizadas por médicos e aquelas que fazem parte do contexto jurídico, promovendo a reflexão sobre a importância do uso da linguagem simples para facilitar a compreensão daqueles a quem se destina a mensagem.
Vale salientar que a linguagem simples constitui uma prioridade da Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, descrita em uma das diretrizes desta gestão.
Acesse aqui a página da Linguagem Simples
Descrição da imagem de capa: participantes do Conhecendo o Judiciário de pé, posando para foto, ao lado da Desembargadora Joanice Guimarães e do Desembargador Cássio Miranda [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem