Durante o mês de maio, alunos do Colégio Estadual Professora Noemia Rêgo e da Faculdade Anhanguera participaram do Projeto Conhecendo o Judiciário, iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) destinada a aproximar os estudantes de Direito do Judiciário.
No dia 21 de maio, os alunos do Colégio visitaram a cripta do Fórum Ruy Barbosa, onde estão os restos mortais do Jurista e sua esposa Maria Augusta. Além disso, conheceram o Salão Nobre, a Biblioteca e o Memorial do Poder Judiciário.
O professor do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, Danilo Argolo, externou como o Conhecendo o Judiciário proporciona aos alunos uma compreensão prática do funcionamento do fórum e dos processos ali conduzidos. “É uma oportunidade de aproximação dos estudantes com a vivência do Direito”, enfatizou. “É uma imersão na história da Bahia, dando-nos uma visão ampla e precisa do âmbito jurídico”, corroborou a estudante Miriam Soares.
Em 23 de maio, durante a manhã, os acadêmicos da Faculdade Anhanguera, campus Feira de Santana, visitaram a sede do TJBA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante a visita, exploraram o Memorial de Ex-Presidentes do Tribunal, o Salão Nobre e a Biblioteca Juiz Ney Leite Silva, situada no Edifício Advogado Arx da Costa Tourinho. No período da tarde, o grupo de estudantes visitou o Fórum Ruy Barbosa.
Emile Isidorio, docente da instituição, ressaltou que essa experiência oferecida pelo TJBA, por meio do Projeto, tem motivado os alunos a explorarem diferentes formas de aprendizado sobre o Judiciário na prática. “A visita é bastante completa, permitindo que os alunos se aproximem da prática jurídica”, completou.
O Conhecendo Judiciário acontece às terças, quintas e sextas-feiras. No turno da manhã, a visita é no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa. Tem interesse em participar do Projeto? O agendamento deve ser feito com a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal, previamente, pelo professor responsável através do e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando no assunto “Conhecendo o Judiciário”.
Descrição da imagem: estudantes da Faculdade Anhanguera reunidos no Tribunal Pleno do TJBA
[fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem