Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
 Corregedor das Comarcas do Interior realiza audiência pública em Lençóis  
17 de março de 2022 às 14:12
 Corregedor das Comarcas do Interior realiza audiência pública em Lençóis  

O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, realizou, na terça-feira (15), audiência pública no Salão do Júri do Fórum Desembargador Carlos Benjamin de Viveiros, na cidade de Lençóis. 

A cerimônia teve adesão de muitos magistrados da região, de advogados, da Prefeita do município, Vanessa dos Anjos Teles, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Roberto A. Oliveira. 

Durante o evento, o Corregedor discorreu sobre a importância dos juízes para a comunidade em que atuam e sobre a necessidade de respostas rápidas e objetivas aos jurisdicionados. 

A Prefeita Vanessa dos Anjos Teles agradeceu ao Desembargador Jatahy Júnior pela escolha de Lençóis para sediar o evento e afirmou a disposição do município para colaborar com a Justiça. 

Gustavo Pereira Silva, Promotor de Lençóis, falou sobre a felicidade de ter trabalhado com o Desembargador Jatahy Júnior em outra oportunidade e pontuou a necessidade de amparar as vítimas de crimes, oferecendo-lhes apoio e estrutura de acolhimento dentro do Judiciário, contribuindo, assim, para uma Justiça mais eficiente. 

Representando a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), o Juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos expôs a satisfação de conviver com novos juízes, que se lançam em carreira tão difícil como é a magistratura no país. Destacou a relevância do magistrado que interage com a comunidade da cidade, com o evidente recato que o cargo obriga. Pontuou, ainda, sobre a importância de a comunidade jurídica se relacionar com os outros poderes e com as religiões, para sentir a sociedade e dela se aproximar. 

 A Juíza Auxiliar da Corregedoria Isabella Lago destacou o apoio da Polícia Militar na viagem de inspeção e apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Corregedoria para facilitar os trabalhos dos juízes, exortando-os a utilizarem, desde já, as forças que possuem para alavancar os trabalhos. 

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), o Presidente da Subseção de Itaberaba, Etienne Vaz Sampaio Magalhães, agradeceu a oportunidade que lhe foi dada por meio da audiência pública no sentido de democratizar a discussão que envolve a prestação jurisdicional na comunidade. Relatou os problemas por que passa a advocacia na região, destacando a falta de servidores no Judiciário e solicitando a realização de mutirões para dar andamento aos processos, principalmente nas Varas que não contam atualmente com juízes. 

A fala foi endossada por Carla Taís Dourado Silva Vasconcelos, representante da Subseção da OAB-BA de Irecê, que ressaltou a existência de 9 mil processos na sua Comarca, sugerindo a utilização de juízes leigos nos mutirões. Argumentou, ainda, sobre a necessidade de retorno total dos trabalhos presenciais no Judiciário. 

Juiz de Piatã, Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho relatou problemas de infraestrutura e equipamentos do Fórum, que dificultam a realização de júri no local. Sugeriu a flexibilização dos contratos de estagiários de nível superior, de forma que permita o trabalho remoto, sem a necessidade de residência na Comarca, tendo em vista que muitas delas, principalmente as de entrância inicial, não possuem faculdade de Direito. 

Na oportunidade, a servidora Lilian destacou a necessidade de colaboração do Judiciário para atender à sociedade como um todo, com mais justiça e resgate dos mais carentes. 

Compareceram, também, à audiência, os juízes Davi Santana Souza (Lençóis), Patrícia Nogueira Rodrigues (Itaberaba), Marcus Vinícius da Costa Paiva (Canarana), Dilermano de Lima Costa Ferreira (Andaraí), Flávia Araújo da Silva (Utinga), Marina Lemos de Oliveira (Ruy Barbosa), Dimas Braz Gaspar (Iraquara), Gabriel Iglesis Veiga (Miguel Calmon) e Mariana Mendes Pereira (Juíza Substituta de Morro do Chapéu); o Coronel PM Marcelo Queiroz de Souza Pinto, Comandante do Policiamento Regional da Chapada; Raimundo Barachio Filho, representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente; Nilton Cardoso dos Santos, Presidente da Associação de Capoeira Corda Bamba; além de advogados, de servidores, de agentes de serventias extrajudiciais e de representantes da sociedade em geral. 

Audiodescrição da imagem principal da matéria: foto de um grupo de pessoas sentados em uma mesa de audiência. A mesa tem detalhes feitos de pano em azul e vermelho. [Fim da descrição] 

#paraTodosVerem #pracegover 

Texto publicado: Ascom TJBA