O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, realizou na manhã de segunda-feira (07), audiência pública na cidade de Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo de apresentar as diretrizes da sua gestão e de escutar as demandas locais atinentes à atuação da Justiça Estadual.
O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, contou com a participação da Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Nartir Weber, do Juiz Auxiliar da Corregedoria, Cássio Miranda, de juízes da região, promotores, advogados e representantes da OAB, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo local, agentes dos cartórios extrajudiciais e da sociedade organizada.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Carneiro de Araújo, agradeceu a escolha da cidade de Luís Eduardo Magalhães, para sediar a primeira audiência pública realizada pelo corregedor nessa gestão, e pontuou a importância da aproximação das instituições estaduais com o município, com o propósito de atender as carências da população.
Representando o Ministério Público, o Promotor Rodolfo Fontenele Belchior Cabral reconheceu que eventos como esse “estimulam o contato com a cúpula do Poder Judiciário, aproximando a sociedade e os atores da justiça com a administração superior do TJBA, de modo que se cria um diálogo interinstitucional importante para melhorar o serviço público prestado à sociedade”.
Já o presidente da seção da OAB de Luís Eduardo Magalhães, Arthur José Granish, congratulou a iniciativa do Tribunal de Justiça, através do Desembargador Jatahy Júnior, que “comprova que o Tribunal está afeito um pouco mais às demandas do interior e da advocacia do interior, possibilitando às comarcas, principalmente do oeste da Bahia, melhor retratarem as necessidades locais e assim poder facilitar o atendimento dos pleitos pelo TJBA”. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, que inspira a esperança de dias melhores para as comarcas do interior”, pontuou Arthur José Granish.
O corregedor assinalou que, após a realização de reuniões exclusivas com magistrados, era chegada a hora de ouvir os outros atores importantes no processo de prestação jurisdicional. O desembargador Jatahy Júnior ressaltou que, em que pese as dificuldades existentes, que impossibilitam um Poder Judiciário ideal, é necessário encontrar soluções criativas para permitir, o mais rápido possível, a melhoria do serviço prestado pela Justiça. Para tanto, salientou a importância da participação e cooperação de todos os envolvidos e, nesse sentido, afirmou que, à frente da Corregedoria das Comarcas do Interior, manterá um constante canal de diálogo com autoridades e comunidades.
A próxima audiência pública, que a Corregedoria das Comarcas do Interior realizará, ocorrerá no dia 15/03, na cidade de Lençóis/BA.
Audiodescrição da imagem principal da matéria: foto do plenário da câmara de municipal de Luis Eduardo Magalhães. Estão sentados três homens com roupas formais. Há microfones para cada um deles, taças e garrafas de água. [Fim da descrição]
#paraTodosVerem #pracegover