A Gincana do “Desafio EST”, projeto desenvolvido por meio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes) do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), para celebrar o Dia do Estagiário comemorado no dia 18/08, tem dado resultados positivos. Ao todo foram inscritos 270 estagiários – de nível médio, graduação e pós-graduação – divididos em cinco equipes, tanto de Salvador quanto de comarcas do interior do estado.
Os desafios, divididos em solidário e do dia, movimentaram as equipes desde o dia 10/08, permitindo que todos aproveitassem o feriado do Dia do Magistrado para se mobilizar para a arrecadação de doações a serem destinadas a projetos vinculados à ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça.
Para a Coordenadora da Codes, Camila Gonçalves, “vê-los entender aos poucos o sentido prático dos desafios tem sido muito gratificante! Motivá-los a olhar para o outro e se engajar em temáticas sociais relevantes e de atuação do PJBA fará de nossos estagiários excelentes profissionais para o mercado de trabalho e excelentes pessoas para o mundo”.
AS PROVAS – O primeiro desafio do dia, lançado na quinta-feira (11), levou os grupos a elaborarem um vídeo sobre assédio moral no ambiente de trabalho. Refletir sobre a temática e elaborar as produções com a orientação da Codes, disponíveis no Reels do Instagram do Tribunal Baiano (@tjbaoficial), permitiu aos estagiários um aprofundamento sobre o assunto, que será de grande valia para todos durante suas experiências profissionais. A equipe 4 saiu vencedora com mais de 3.500 curtidas no Instagram.
O primeiro desafio social e solidário consistiu em arrecadar itens de higiene pessoal e limpeza e foi vencido pela equipe 1. Os 638 itens arrecadados na capital e interior do estado serão, com apoio da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen), entregues ao Coletivo Transflorecer – entidade que fornece assistência às travestis e pessoas transexuais.
O segundo desafio do dia, lançado na segunda-feira (15), levou os grupos a usarem a criatividade para conceber uma logo e uma hashtag para identificação da equipe. Todas as equipes entregaram a produção no prazo estabelecido e, ao final, a equipe 2 foi premiada com 10 pontos extras por ter sido a logo mais votada entre servidores de setores administrativos do PJBA.
O segundo desafio social e solidário arrecadou 3.672 unidades de absorventes íntimos, que serão encaminhados ao presídio feminino, com apoio da Coordenadoria da Mulher, fazendo com que os estagiários refletissem sobre a realidade vivida por muitas mulheres que, mesmo nos dias de hoje, não têm acesso a este item de necessidade básica. O desafio também foi vencido pela equipe 1.
O terceiro desafio do dia, lançado na terça-feira (16), instigou os grupos a buscarem a visibilidade dentro da rede social Instagram para divulgar a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, conseguindo a adesão de personalidades com mais de 10 mil seguidores à campanha. O desafio foi um sucesso e mais de 25 nomes aderiram à campanha postando em suas redes pessoais o gesto desta ação, lançada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoiada pela Coordenadoria da Mulher do PJBA, contra a Violência Doméstica. A equipe 2 saiu vencedora deste desafio, por ter mais curtidas na foto publicada.
O terceiro desafio social e solidário foi idealizado em parceria com Núcleo Socioambiental, e buscou doações de mudas de árvores frutíferas ou não, com o objetivo de engajar os estagiários numa importante ação ambiental que comunga com as expectativas do CNJ. em relação às ações do Tribunal baiano. Mais uma vez, a equipe 1 se consagrou vencedora, conseguindo arrecadar 77 mudas, doadas somente na Comarca de São Sebastião do Passé.
Nesta quinta-feira (18), as equipes realizaram as atividades do desafio solidário de arrecadação de agasalhos e mantas que, em parceria com a Assessoria de Ação Social (AAS), serão doadas ao Grupo Mãos Dadas, que faz o movimento de atendimento à população em situação de rua, além do desafio do dia “Respeito às Diferenças”, que tem como propósito fazer com que os estudantes reflitam sobre a temática e se fortaleçam como pessoas tolerantes e abertas à diversidade.
A iniciativa, que encerra nessa sexta-feira (19), tem como último desafio do dia o tema da acessibilidade e a conclusão do desafio solidário, apoiado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), de estímulo à doação de sangue. Comemorar o Dia dos Estagiários, fazê-los refletir sobre as temáticas apresentadas, engajá-los para promover mudanças e se entenderem como agentes nesse processo são objetivos deste projeto. Todos os estagiários que concluírem o Desafio EST receberão certificado e a equipe vencedora será premiada.
Descrição da imagem: fundo na cor cinza, com desenho ilustrativo e informações sobre o Desafio EST. Na parte inferior, as marcas do PJBA, Segesp e Codes [fim da descrição].
#Pracegover #Pratodosverem
SAIBA MAIS:
SEMANA DO ESTAGIÁRIO TERÁ DESAFIO EST; INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10/08