Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Desembargador Salomão Resedá divulga o Projeto Entregando a Esperança em encontro de Conselheiros Tutelares e com representantes da rede de saúde
12 de abril de 2024 às 19:33
Desembargador Salomão Resedá divulga o Projeto Entregando a Esperança em encontro de Conselheiros Tutelares e com representantes da rede de saúde

O Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (CIJ-TJBA), Desembargador Salomão Resedá, marcou presença no XVIII Seminário Estadual da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA). Na ocasião, o Magistrado divulgou o Projeto Entregando a Esperança, que será lançado, oficialmente, no dia 18 de abril, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. 

Tal ação tem o objetivo de orientar a população sobre o direito à entrega voluntária de bebês para adoção e, dessa forma, prevenir o abandono, a entrega ilegal e o tráfico de crianças.  

“Esse projeto é de uma importância ímpar, tanto que nós secundarizamos alguns compromissos que tínhamos no TJ e viemos para cá, a fim de conversar com os Conselheiros Tutelares e discutir as temáticas, pois precisamos salvar o homem e a mulher do amanhã, que são as nossas crianças de hoje”, frisou o Coordenador da CIJ-TJBA no evento promovido em 10 de abril. A Juíza Titular da Vara da Infância e da Juventude e Execução de Medidas Socioeducativas de Camaçari, Louise de Melo Cruz, também esteve presente na ação.   

A fim de reforçar a importância da entrega voluntária de crianças para adoção por gestantes/parturientes, o Desembargador, ainda, realizou visitas a representantes da rede de saúde, como o Presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Freitas de Moura (ABM); o Subsecretário Estadual de Saúde (Sesab), Paulo Barbosa; e a Coordenadora do Dedica (Especializada dos Direitos da Criança e do Adolescente) da Defensoria Pública da Bahia, Gisele Aguiar.  

As ações do Entregando a Esperança são destinadas a Magistrados e Servidores do sistema de justiça, que estejam inseridos no fluxo de entrega voluntária, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, gestores do Poder Executivo, bem como profissionais da saúde, da assistência social e da educação.    

Os Médicos Otávio Marambaia, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), e Rita Virgínia Ribeiro, Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), também receberam o Desembargador Salomão Resedá, que promoveu e solicitou apoio na divulgação do Projeto.  

Por fim, o Magistrado do TJBA visitou, também, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público da Bahia, Ana Emanuela Rossi; a Presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), Cláudia Margaret Smith; e a Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), Stela dos Santos Souza.  

O COSEMS-BA é parceiro do Projeto Entregando a Esperança, que será lançado no dia 18 de abril, às 8h30, em evento presencial, na União dos Municípios da Bahia (UPB), comtransmissão pelo canal do Youtube do Poder Judiciário baiano. O evento “Dialogando sobre a entrega voluntária” tem como objetivo difundir informações e instruir profissionais que realizam atendimento de mulheres que optem pela entrega voluntária de crianças recém-nascidas, bem como provocar reflexões acerca da temática.  

   

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de abril.   

Magistrados e Servidores, clique aqui   

Colaboradores do TJBA e público externo, clique aqui  

Saiba mais 


Descrição da imagem: Desembargador Salomão na Mesa de Honra do evento [fim da descrição].   

#pracegover #pratodosverem 


Texto publicado: Ascom TJBA, com informações da Ascom da Prefeitura de Camaçari