O prédio histórico que abriga a Câmara de Vereadores de Canavieiras, às margens do Rio Pardo, a aproximadamente 550 quilômetros de Salvador, sediou, na tarde da última sexta-feira (2/9), mais uma audiência pública promovida pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), para dar início ao projeto de Regularização Fundiária (Reurb – CCI) no município.
A curiosidade por informações e a esperança de terem o registro dos imóveis onde moram levaram dezenas de moradores ao espaço. “Tenho repetido que este documento talvez seja o segundo mais importante para o cidadão, atrás apenas do registro de nascimento. É uma felicidade dar continuidade a esse projeto”, disse o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, na abertura dos trabalhos.
No evento, realizado em parceria com o Município e o Ofício de Registro de Imóveis, foi apresentado o passo a passo para a aquisição do título. Com a palavra franqueada, houve perguntas, respondidas pelos integrantes da Mesa. “É um dia histórico”, disse o Prefeito Clóvis Souza, lembrando que não há, no centro da cidade, registro de matrículas de imóveis. “Importante a participação da comunidade. É uma formação de consciência coletiva”, disse a Juíza Corregedora e Coordenadora do projeto, Isabella Lago.
Também participaram da sessão o Juiz Corregedor Cássio Miranda; o Juiz Diretor do Fórum de Canavieiras, Hilton Guimarães; o Vice-Prefeito Paulo Carvalho; o Presidente da Câmara, Vereador Clery Costa; a Registradora de Imóveis, Andréa Pignatti; o representante da OAB, Gildásio Lima; o Presidente da Comissão de Regularização Fundiária do município, Abel Lisboa; e o representante do Instituto Cidade Legal, Ruan Rodrigues.
Foi o encerramento da semana de inspeções iniciada segunda-feira (25/8), em Ubaitaba. Os trabalhos seguiram por Aurelino Leal, Maraú, Itacaré, Camamu, Uruçuca e Canavieiras.
Mais cedo, pela manhã, o Corregedor reuniu magistrados e servidores no Fórum de Canavieiras. Reiterou que as portas da CCI estão abertas, “com o objetivo de orientar, o nosso papel principal”. Também estiveram presentes os Juízes Eduardo Gil, Gustavo Lyra e Hilton Guimarães, e os Advogados Jonas Amorim e Durval Neto.
Descrição da imagem: auditório da Câmara de Vereadores de Canavieiras lotado, com autoridades na Mesa principal [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem