“Aquele Ruy escreveu oito horas por dia, durante sete dias da semana, por 60 anos”, disse o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Frederico Mendes Júnior, rememorando o jurista baiano, que se estivesse vivo, completaria 175 anos nesta terça-feira (5). O evento dedicado a essa celebração, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Comissão Permanente de Memória, reuniu, no Auditório Desembargadora Olny Silva, pessoas ávidas em conhecer aspectos da vida de Ruy Barbosa (1849 – 1923) e da sua luta pela defesa dos direitos civis no Brasil.
Ao lado do Juiz Frederico Júnior, o Presidente da Comissão Permanente de Memória e do Fórum Permanente de Memória, Desembargador Cássio Miranda, anfitrião do evento, agradeceu ao palestrante. “Foi uma aula muito bem-posta sobre os vários aspectos da vida de Ruy”. Na oportunidade, o agradecimento foi estendido à Orquestra Sinfônica Neojiba e à cantora Allana Weissritz por abrilhantarem a abertura do evento.
Assista na íntegra aqui.
“Ele nos legou para além das suas memoráveis atuações, com a sua cultura forjada no rigor de uma vida dedicada à superação pelo conhecimento e à excelência do que se propôs realizar”, realçou a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, ao falar do jurista soteropolitano Ruy Barbosa que, também, foi advogado, jornalista, político, diplomata, abolicionista, tradutor e filólogo.
Homenagens
A cerimônia dividiu espaço com a entrega da maior honraria do TJBA, a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa, ao advogado e professor Thomas Bacellar. “Pela sua inequívoca contribuição à educação e à advocacia baiana e nacional, bem como pela sua influência na formação de gerações passadas e futuras de profissionais de Direito”, disse emocionada a Presidente Cynthia Resende, que foi sua aluna.
“Ele é um patrimônio do nosso Direito e da nossa cultura”, disse o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Jatahy Júnior, enaltecendo o homenageado. De forma similar, fez o Desembargador Presidente da Comissão de Memória, Cássio Miranda. Na sequência, o professor discursou e registrou a sua gratidão. “Recebo, humildemente e com emoção, a Medalha”.
Confira depoimentos sobre o homenageado:
Fórum
O evento em homenagem a Ruy Barbosa rememorou, também, a inauguração do Fórum que leva o seu nome, ocorrida em 5 de novembro de 1949. Ao discorrer sobre a histórica data, o Ouvidor Judicial e Presidente da Comissão Permanente de Igualdade e Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS) e membro da Comissão de Memória, Desembargador Lidivaldo Reaiche, destacou: “Há 75 anos, houve uma grande comemoração em Salvador, a chegada dos restos mortais de Ruy e de sua esposa, bem como a inauguração do Fórum Ruy Barbosa”, frisou ele, identificando os presentes, um a um, na referida solenidade.
Como parte da programação, foi feita, às 17h, uma visita ao Fórum Ruy Barbosa, com homenagens na cripta onde estão os restos mortais de Ruy e de sua esposa Maria Augusta, no subsolo do prédio.
Documentário
“A voz de Ruy – o arquiteto da república”, dirigido por Belisário Franca e produzido pela DPE Entretenimento e Giros Filmes, com o apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), fechou a programação no auditório com maestria. O longa de 1h30min fez um mergulho na vida de Ruy Barbosa, revelando suas variadas facetas e o seu importante legado.
“O audiovisual é a melhor forma de perpetuação da memória do país. Obrigado ao Tribunal pela oportunidade de exibir e à TV Aratu por ter licenciado esse filme”, disse Maurício Magalhães, CEO da Giros Filmes, na ocasião. Ao lado dele, o Diretor-Geral da DPE entretenimento, Maurício Xavier, agradeceu aos envolvidos na produção e fez um apelo: “Vamos preservar a nossa memória e valorizar quem cuida disso”. O filme estreou no Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, em fevereiro. A CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho, adquiriu, posteriormente, o direito de exibição da obra.
Compuseram a Mesa de Encerramento do evento, além dos já citados, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o Procurador de Justiça Ulisses Campos, representando o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia; a Defensora Pública Analeide Accioly, representado a Defensora Pública Geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio; o Presidente da AMB, Juiz Frederico Mendes Júnior; a Secretária-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, Esmeralda Oliveira, representando a Presidente da OAB/Bahia, Daniela Borges; o 1º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juiz Eldsamir Mascarenhas, representando o Presidente da Amab, Desembargador Julio Travessa; e o Professor Thomas Bacellar.
.
Descrição da imagem: autoridades que se apresentaram no evento, e que compunham a mesa, em pé posando para foto {Fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem