Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Semana da Memória do Poder Judiciário: PJBA encerra a programação com visita de historiador ao Fórum Ruy Barbosa
13 de maio de 2022 às 15:44
Semana da Memória do Poder Judiciário: PJBA encerra a programação com visita de historiador ao Fórum Ruy Barbosa

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Comissão Permanente de Memória, convidou o Historiador Rafael Dantas para conhecer a Biblioteca do Fórum Ruy Barbosa, a fim de celebrar o legado do judiciário baiano e promover diálogos sobre a importância da preservação da história. A visita encerra a programação especial da Semana da Memória do Judiciário, no PJBA. 

Na ocasião, o estudioso foi recebido pela Juíza Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas, integrante da Comissão Permanente de Memória do PJBA, e realizou uma visita guiada no Fórum Ruy Barbosa e no Memorial Gérson Pereira.  

Segundo Rafael Dantas, pensar a memória do Judiciário requer, necessariamente, lembrar da importância da Cidade de Salvador, sobretudo, ao longo do início do século XVII até meados do século XVIII. “O Tribunal da Relação desempenhou importância fundamental em todos os processos ligados ao panorama jurídico do contexto brasileiro. Do ponto de vista da memória, que está presente nesses lugares, poderíamos destacar toda uma coleção de documentos, de processos e legislação, entre outros tantos artefatos daquele período, que mostram um panorama rico para compreender a sociedade brasileira em cada um desses momentos”, explica o Historiador.  

Ao longo da visita, Rafael Dantas também destacou a importância de realizar esse resgate histórico como uma forma de preservar e compreender a identidade do Brasil e seu povo.  

 

Além disso, o Historiador pontuou que os documentos guardados no Fórum são um patrimônio não apenas para pesquisadores e instituições acadêmicas e jurídicas, mas para a sociedade brasileira como um todo. Em suas palavras, assim como recorremos aos arquivos antigos, os documentos que produzimos hoje serão fonte de pesquisa para as gerações futuras quando buscarem entender essa época.  

 

 

Rafael Dantas é formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e realiza mestrado na mesma instituição. Ele pesquisa na área de cultura material e iconografia, com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX. 

Semana da Memória – Em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, o PJBA está com uma programação de notícias multimídia que visa aproximar a população da história e do rico legado do Tribunal baiano. A data objetiva conferir maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico.   

O projeto faz parte da Semana da Memória, proposta pelo Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e instituída pela Resolução CNJ n. 316/2020, que celebra o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras.   

Este ano, o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário aconteceu no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em modalidade presencial, entre os dias 10 e 13 de maio. O tema do evento é “História, Memória e Patrimônios”. O encontro culmina com a entrega do Prêmio CNJ de Memória.   

A Comissão da Memória do PJBA tem como membros titulares os Desembargadores Regina Helena Ramos Reis (Presidente), Aldenilson Barbosa dos Santos, Maria da Purificação da Silva e Rita de Cássia Machado Magalhães; os Juízes Arnaldo José Lemos de Souza, Cássio José Barbosa Miranda, Joselito Rodrigues de Miranda Júnior e Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas; e os Servidores Lucio Máximo Gonzaga de Lima Caprini e Vera Lucia Bispo Cavalcante. Como suplentes, a Comissão conta com os Desembargadores Augusto Lima Bispo, Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; e com os Juízes Ana Claudia Mesquita, Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda e Gilberto Bahia de Oliveira.  

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da Comissão de Memória do PJBA. 

SAIBA MAIS:

VÍDEO RESSALTA AS RELÍQUIAS EXISTENTES NO FÓRUM RUY BARBOSA
CONHEÇA AS OITO SEDES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA
CONHEÇA A VIDA E OBRA DE RUY BARBOSA POR MEIO DO E-BOOK E LINHA DO TEMPO DO PJBA
MAGISTRADOS DO PJBA FALAM SOBRE A GESTÃO DE MEMÓRIA DO TRIBUNAL
E-BOOK REÚNE OS ARTIGOS “MEMÓRIA DO TRIBUNAL” DO DESEMBARGADOR LIDIVALDO REAICHE

Descrição de imagem: Prateleiras de livros, com o cabeçalho ilustrativo da Semana da Memória do Poder Judiciário [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem  

Texto publicado: Ascom PJBA