Tendo em vista a Semana Nacional de Mobilização contra o Assédio, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove o curso de formação continuada “Gestão para Prevenção e Combate de Condutas Assediosas e Discriminatórias”, das 08h às 12h, do dia 10 a 12/05. Regulamentada pelo Decreto Judiciário n. 372, de 2 de maio de 2023, a iniciativa é voltada para servidores que exercem funções comissionadas ou cargos de natureza gerencial ou com poderes de gestão.
Confira a lista de convocação no Decreto Judiciário n. 372/2023
As inscrições dos servidores relacionados no Anexo serão realizadas diretamente pela Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp), sem a necessidade de inscrição via SIEC ou e-mail.
A ação é realizada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação (COPAMSD) de 1º e 2º Graus, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e a Unicorp. Promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso é uma das prioridades da gestão do Presidente do TJBA Nilson Soares Castelo Branco.
Os servidores aprenderão a reconhecer condutas que possam evidenciar comportamento assedioso ou discriminatório e adotar meios para preveni-las e combatê-las no ambiente institucional. Para tal intento, o presente curso de capacitação contará com a participação de profissionais das áreas de: Administração, Direito e Psicologia.
O objetivo é promover competências relacionadas à gestão de pessoas, com a melhoria do ambiente organizacional e das relações interpessoais entre os servidores e também os cidadãos jurisdicionados. São docentes a Juíza Ana Barbuda, Presidente da COPAMSD do 1º Grau; a Magistrada Daniela Guimarães Andrade Gonzaga; o Analista Judiciário e Psicólogo, Claudio Manoel Nascimento Gonçalo da Silva; e o Advogado Bruno de Magalhães Oliveira Costa.
Os gestores passarão por aulas teóricas e práticas sobre Gestão de Pessoas e de Processos, visando construir uma nova mentalidade no ambiente organizacional, em face de princípios como a humanidade, o respeito e a dignidade humana.
Eventuais dúvidas e informações necessárias à realização desta capacitação devem ser encaminhadas para os e-mails: unicorp@tjba.jus.br e comissaoassedio2grau@tjba.jus.br, ou pelo telefone: 3372-7734 das 08 às 14h.
Vale mencionar que a Semana Nacional de Mobilização contra o Assédio foi instituída pela Resolução n. 450/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJBA – Criada por meio do Decreto Judiciário n. 873, o setor tem como Presidente, no 2º Grau, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus – responsável, também, pelo NJR2G. A Comissão cumpre os termos da Resolução n. 351/2020, do CNJ, tendo como finalidade monitorar, avaliar e fiscalizar a adoção da Política de Prevenção e Combate de todas as formas de Assédio e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. Nesse sentido, sua atuação objetiva contribuir com o diagnóstico dessas práticas de assédio e discriminação, sugerindo medidas pertinentes e enfrentando tais práticas.
Descrição da imagem: uma mulher sentada, com a mão sobre o rosto, como se estivesse chorando, ou sofrendo. Fundo preto, com as marcas dos setores envolvidos no evento [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem