No último dia 9, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) assinou novos Termos de Cooperação Técnica com os Municípios de Pojuca, Itaeté, Itiúba, Cipó, Madre de Deus e Lauro de Freitas, além de firmar parceria com a Farmácia Caj 5, localizada em Salvador. O evento ocorreu no Auditório do Anexo II do TJBA, reunindo autoridades e parceiros estratégicos.
O Projeto Conecta Justiça está alinhado às diretrizes estabelecidas pela Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, para o biênio 2024/2026, com foco na ampliação do acesso aos serviços judiciais, reforçando o compromisso do Tribunal com a inclusão digital e a democratização da justiça.
A iniciativa faz parte do Projeto Conecta Justiça, idealizado pelo Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ), que busca facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais do Judiciário baiano por meio de conexões Wi-Fi gratuitas. Ao utilizar a rede, é possível acessar serviços digitais como: consultas processuais; emissão e validação de certidões; e participação em audiências virtuais, promovendo inclusão e cidadania.
Durante a cerimônia, a Supervisora do NCJ, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar dos Santos, externou a relevância do projeto e o compromisso de expandi-lo: “Nosso objetivo é ampliar esse projeto, criando novas parcerias que promovam inclusão, cidadania e justiça para todos.”
A Juíza Rita Ramos, Coordenadora do NCJ, reforçou o impacto social da iniciativa: “O Conecta Justiça é uma ferramenta poderosa de inclusão digital, que aproxima o Judiciário da população, especialmente daqueles que mais necessitam.”
Os Prefeitos dos municípios beneficiados elogiaram a ação. Carlos Leite, Prefeito de Pojuca, afirmou que o Conecta Justiça “trará mais facilidade ao cidadão no acesso à Justiça”. Já Zenildo Matos, Prefeito de Itaeté, expressou “a importância do projeto para os mais vulneráveis”, enquanto José Filho, de Itiúba, manifestou entusiasmo com a iniciativa.
Confira como foi a cerimônia de assinatura dos Termos:
Representando Lauro de Freitas, o Subprocurador Leandro Santana asseverou a importância da parceria. O representante da Farmácia CAJ 5, Mário Santos, também atestou os benefícios do projeto: “Este projeto cria uma verdadeira conexão entre o cidadão e a Justiça, proporcionando um acesso mais direto e eficiente aos serviços judiciais.”
A solenidade contou com a presença de servidores do TJBA envolvidos na implementação do projeto, entre eles, Giovana Filgueiras, Walter Nogueira e Lilian Gonçalves; além de representantes das Prefeituras, da equipe da Assessoria Especial da Presidência II e demais parceiros.
Saiba mais sobre o Conecta Justiça aqui.
Descrição da imagem: a Desembargadora Lisbete Santos, Supervisora do NCJ, e a Coordenadora do NCJ, Juíza Rita Ramos, posando para foto junto aos novos parceiros do Conecta Justiça {Fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem