Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA conquista o primeiro lugar entre Tribunais estaduais no ranking da Transparência do CNJ e se torna bicampeão
28 de agosto de 2023 às 20:03
TJBA conquista o primeiro lugar entre Tribunais estaduais no ranking da Transparência do CNJ e se torna bicampeão

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) conquista, mais uma vez, o primeiro lugar no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta segunda-feira (28), entre os Tribunais estaduais, com 100% de atendimento aos itens exigidos.

Emocionado, o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, recebeu o troféu da premiação, durante a abertura da 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília, das mãos da Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. Após abraçá-la, ele levantou o objeto e vibrou com a conquista. “O grande vencedor é o cidadão”, pontuou o Chefe do Judiciário baiano.

“Esse é um prêmio coletivo, do qual todos do TJBA participam. Somos bicampeões em Transparência – 2022 e 2023. A Transparência significa o triunfo do cidadão, que é o titular da soberania, o princípio e o fim do Estado. Transparência, também, significa o acesso a todas as informações e a plenitude do Princípio da Moralidade. Agradeço à Mesa Diretora do TJBA nas pessoas do Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presente no evento; do Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, também presente; da 1ª Vice-Presidente, Desembargadora Gardênia Pereira Duarte; e da 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Márcia Borges Faria e as Ouvidorias da Mulher, de Gênero e da Discriminação, representadas pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche Brito e pela Desembargadora Nágila Brito. Agradeço a todos os Desembargadores; aos Juízes de 1º Grau; à Associação dos Magistrados da Bahia (Amab); aos meus Assessores Desembargador Paulo Chenaud e Juízes Rita Ramos, Ícaro Almeida Matos e Sadraque Oliveira; ao meu Secretário-Geral, Franco Bahia; ao Secretário de Planejamento, Pedro Vivas; e ao Diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Silva, aqui presentes. Enfim, agradeço a todos os meus secretários, servidores e colaboradores”, finalizou o Presidente Nilson Soares Castelo Branco.

TJBA conquista o primeiro lugar entre Tribunais estaduais no ranking da Transparência do CNJ e se torna bicampeão

 Confira a cerimônia completa aqui 

O Ranking da Transparência, instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os Tribunais e os Conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada.

Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam os objetivos estratégicos, as metas e os indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado

‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Durante a solenidade de premiação, a Ministra Rosa Weber fez questão de entregar o troféu nas mãos do Presidente Nilson Soares Castelo Branco e, no discurso de abertura, ao citar Ruy Barbosa, ela mencionou o Chefe do Judiciário baiano, ao rememorar a visita à cripta do Águia de Haia, localizada no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

TJBA conquista o primeiro lugar entre Tribunais estaduais no ranking da Transparência do CNJ e se torna bicampeão

A visita ocorreu em julho deste ano. Ocasião em que a Ministra recebeu a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa das mãos do Presidente Nilson Soares Castelo Branco.

Ainda na solenidade da 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, houve o lançamento do Relatório Justiça em Números que apresenta as estatísticas, sendo um dos principais documentos de publicidade e transparência do Judiciário.

Essa é a sexta edição do Ranking da Transparência, cuja divisão tem as seguintes categorias: Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar Estadual, Tribunais Superiores e Conselhos.

A premiação foi avaliada e chancelada pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas, coordenada pelo Conselheiro do CNJ, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

Na categoria estadual, foram 27 concorrentes. Além do TJBA, os outros dois Tribunais que obtiveram maior percentual de atendimento aos itens foram: Piauí (100%) e Maranhão (99,2%).

Já na categoria Justiça Federal, o Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3) atendeu a 94,15% dos itens. Na categoria Justiça do Trabalho, os três órgãos que atingiram maiores percentuais de atendimento aos itens foram: o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), com 100%; o da 4ª Região, com 99,02%; e o da 22% Região, com 98,05%.

Confira os demais resultados aqui. .

Descrição da imagem: Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo, Branco, levantando o prêmio concedido, ao lado da Ministra Rosa Weber e demais autoridades [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA, com informações do CNJ