Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA divulga vídeo, em linguagem simples, sobre a Política de Acessibilidade e Inclusão
18 de fevereiro de 2025 às 11:55
TJBA divulga vídeo, em linguagem simples, sobre a Política de Acessibilidade e Inclusão

Ciente da importância do tema acessibilidade para a promoção dos direitos e da dignidade da pessoa humana, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Diretoria de Primeiro Grau (DPG), elaborou um vídeo sobre a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário da Bahia, com base na Resolução n° 13 de agosto de 2023. Criado em linguagem simples e com recurso intérprete de libras, o material, também, se vale do conceito de Legal Design, que busca tornar textos jurídicos mais claros e acessíveis a todos os cidadãos.  

Na produção audiovisual, quem dá as boas-vindas é a Robozinha Lisi, que nasceu como uma personagem dedicada a traduzir termos jurídicos complexos para uma linguagem acessível. Apresentado o objetivo da Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão, chega a vez de conhecer os termos-chave da resolução, por meio de conceitos e exemplos do dia a dia.  

O vídeo traz, também, os princípios e os valores que sustentam a política, além das diretrizes e das orientações que deverão ser seguidas pelo Tribunal, a exemplo das estratégias de inclusão e dos estágios inclusivos. À Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJBA, presidida pelo Desembargador Rolemberg José Araújo Costa, compete, entre outras, avaliar se a política está dando certo.   

O uso da linguagem simples está em sintonia com a busca do TJBA por uma justiça mais acessível e transparente. A intérprete de libras que aparece no vídeo é Rízia Thienne Fernandes Oliveira Silveira Soares.

Descrição da imagem: card com ilustração de pessoas com deficiência – está escrito “Vídeo em linguagem simples divulga a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão do TJBA”. Além disso, o card tem as marcas do TJBA, da DPG e da Comissão de Acessibilidade e Inclusão [fim da descrição].

#pratodosverem #pracegover 

Texto publicado: Ascom TJBA