Selecionado entre diversos projetos do Judiciário de todo o país, o aplicativo TJBA Mobile está sendo apresentado, nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no 8º Congresso de Inovação no Poder Judiciário – CONIP Judiciário 2013. O Evento, realizado em Brasília, é um fórum de debates sobre as possibilidades do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos de inovação e modernização do Poder Judiciário.
O TJBA Mobile, um aplicativo para dispositivos móveis, foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A novidade permite consultas de processos nos sistemas do Judiciário baiano, tais quais o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema de Acompanhamento Integrado de Processos Judiciais (SAIPRO) e Processo Judicial digital (Projudi).
Também é possível, através do TJBA Mobile, consultar as pautas de julgamento das câmaras e do Tribunal Pleno do Poder Judiciário baiano, além da consulta ao Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Basta atualizar o aplicativo na App Store, para quem utiliza aparelhos com o sistema operacional iOS (iPhone, iPad e iPod), ou na Play Store, para quem tem smartphones ou tablets com o sistema Android.
O CONIP Judiciário é realizado desde 2006 e vem proporcionando uma melhor compreensão sobre temas como Governança da TI, Integração de Sistemas, Processo Judicial Eletrônico, Acessibilidade na Web, Segurança da Informação, Contratações de TI e Gestão documental.
Esse ano o evento chama a atenção para a mudança de paradigma tecnológicos no desenvolvimento de soluções para o usuário do Poder Judiciário. Cada vez mais o consumidor de dados e informações do Judiciário demanda por modernização na entrega dos serviços, com entrega de soluções em diferentes dispositivos e com rapidez.
Estão reunidos no CONIP 2013 mais de 150 autoridades e líderes de TI dos 92 tribunais e 3 conselhos existentes no Brasil para a troca de experiências bem sucedidas no atendimento ao cidadão. Está prevista a apresentação de 25 projetos considerados inovadores em tecnologia da informação para o setor. “Estamos compartilhando soluções para o objetivo principal que é a melhoria do serviço ao cidadão”, pontuou Ricardo Fontoura, diretor de informática da Setim do TJBA.
Texto: Agência TJBA De Notícias