Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA promove a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação 2025; evento acontece entre os dias 5 e 9 de maio  
14 de abril de 2025 às 16:27
TJBA promove a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação 2025; evento acontece entre os dias 5 e 9 de maio  

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e a Outras Formas de Discriminação do 1º e do 2º Graus do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presididas, respectivamente, pela Juíza Ana Barbuda e pela Desembargadora Joanice Guimarães, promovem a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação de 2025, entre os dias 5 e 9 de maio.  

Para quem é do TJBA, inscreva-se aqui.

Para quem é público externo, inscreva-se aqui.

No dia 5 de maio, a Semana inicia com a transmissão do Podcast Saiba Mais, que recebeu a Desembargadora Joanice Guimarães para abordar os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores quando se trata sobre assédio no ambiente organizacional, bem como para falar acerca da atuação das Comissões do TJBA no enfrentamento do tema.   

Para a Desembargadora Joanice, “ninguém sabe mais do que ninguém, a fórmula está em cada um de nós. A Semana vai trazer uma programação com desembargadores(as), magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as), a fim de criarmos um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e igualitário”.  

No dia 6 de maio, inicia-se a II Jornada de Prevenção e Combate ao Assédio e a Outras Discriminações, com programação matutina (das 9h às 12h) e vespertina (das 14h às 17h), no Auditório Desa. Olny Silva, no edifício-sede do TJBA. Na mesa de abertura, a II Jornada terá a presença dos(as) Desembargadores(as) Joanice Guimarães, Lidivaldo Reaiche e Jatahy Fonseca, assim como da Juíza Angélica Matos.  

Logo após, as Presidentes das Comissões de Prevenção do Assédio do TJBA, a Desa. Joanice Guimarães e a Juíza Ana Barbuda, fazem uma palestra intitulada “Política Judiciária e Prevenção ao Assédio”. Em seguida, a Professora Isabella Leal e o Professor Bruno Santana falam sobre o tema “Assédio moral e sexual no âmbito organizacional – discriminação e afetividade prevenindo violências, enfrentando desigualdades e promovendo direitos”.  

Pela tarde, a mesa de abertura é com as Juízas Fabiana Pelegrino, Daniela Gonzaga e Isabela Pires. Em seguida, os palestrantes Cristina Goulart e Bruno Magalhães falam sobre “A vida, o trabalho e a importância da governança corporativa no combate às condutas assediosas e discriminatórias”.  

No dia 7, a Semana continua sua programação em parceria com o Projeto Ampare (Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminação e Violência de Gênero para Estagiários do TJBA), com a realização do “Cine Debate”, quando será exibido o filme “Escritores da Liberdade” para os(as) estagiários(as) de nível médio do TJBA. A mediação do debate fica por conta de Daniela Gonzaga e Cristina Goulart.  

Nos dias 7 e 8 de maio, serão realizadas edições do Projeto Café Consciente, destinado aos(às) colaboradores(as) e aos(às) terceirizados(as) do Judiciário baiano. O curso objetiva conscientizar sobre a prevenção e o combate de condutas de assédio e discriminação. As edições serão realizadas tanto na Antiga Sala do Tribunal Pleno quanto no Fórum Ruy Barbosa. A Semana fecha com círculos de construção de paz realizados com estagiários(as) pelo Projeto Ampare, nos dias 8 e 9 de maio.    

Descrição da imagem: A imagem com a logomarca da “2ª Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação do TJBA”. No lado esquerdo, há o título do evento em azul e amarelo, acompanhado por um símbolo de uma mão colorida. À direita, estão ilustrações simples de duas pessoas com expressões preocupadas – um homem de cabelo escuro usando gravata e uma mulher de cabelo azul – ambos retratados com círculos amarelos nas bochechas e expressões de desconforto, representando vítimas de assédio no ambiente de trabalho. 

Texto publicado: Ascom TJBA