O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou mais uma edição do curso de Prevenção e Combate ao Sofrimento Psíquico e Assédio no Trabalho. A formação ocorreu na modalidade online, pela plataforma Teams, e visou desenvolver competências para prevenir e cuidar, com ações de promoção, reparação e restabelecimento das relações de trabalho, em busca de promover um clima organizacional mais saudável, sem a presença da violência psicológica e do assédio.
A iniciativa foi promovida por meio das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as Formas de Discriminação do 1º e do 2º Graus, em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA).
A ação foi voltada a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Os integrantes foram divididos em duas turmas e as aulas tiveram como instrutores o professor Bruno Magalhães, a psicóloga Cristina Goulart e a Juíza Ana Barbuda.
Nos dias 2, 6, 9 e 13 foi realizada outra edição da formação, na sede do Fórum das Famílias, localizado ao lado do Fórum Ruy Barbosa. O curso aconteceu na modalidade presencial e foi voltado, igualmente, para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TJBA.
As aulas foram ministradas pela Servidora Bartira Pereira Dantas e a Psicóloga Maria Cristina Vianna Goulart. Na ocasião, foram abordadas temáticas de Psicologia e de Direito, desde o reconhecimento das diversas formas de assédio e discriminação, o contexto de transformação no trabalho, até a mudança atitudinal capaz de prevenir e combater as violências psicológicas, incluindo o uso dos princípios da Justiça Restaurativa e da Comunicação não violenta.
Novas turmas estão com inscrições abertas pelo sistema SIEC, para o período de 28 de julho, 1º, 4 e 8 de agosto.
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação possuem a finalidade de monitorar, avaliar e fiscalizar a adoção da Política de Prevenção e Combate de todas as formas de Assédio e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. No 2º Grau, a Comissão é presidida pela Desembargadora Joanice Guimarães. No 1º Grau, pela Juíza Ana Barbuda.