Estudantes de Direito do Centro Universitário Maria Milza (Uniman), do Município de Governador Mangabeira, e da Faculdade Estácio de Sá, de Salvador, tiveram a oportunidade de fazer parte do Projeto Conhecendo o Judiciário. As visitas aconteceram no mês de maio no edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB); e no Fórum Ruy Barbosa, no Bairro de Nazaré.
No dia 9 de maio, alunos do 1º ao 4º semestre da Uniman conheceram as dependências do edifício-sede do Judiciário baiano. A Desembargadora Soraya Moradillo recebeu os estudantes e falou sobre o início da sua atuação como Juíza Substituta na Comarca de Santa Inês, bem como sobre os desafios da carreira de Magistrada. Ao longo da exposição, a Magistrada abordou a relevância do trabalho do Judiciário em prol da comunidade.
A professora da Uniman, Priscila Pinheiro, que acompanhou os alunos, destacou o Projeto como uma maneira de “aproximar o estudante de Direito do Poder Judiciário, ao mostrar como funciona e como trabalham os magistrados e os servidores, especialmente, as atribuições de cada um”.
“O estudante passa a compreender que ele faz parte do mesmo processo, na busca de soluções para os conflitos, contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa e pacífica”, completou o aluno de 4º semestre Direito do Centro Universitário Maria Milza, Geiel Guedes.
Na quinta-feira (16 de maio), foi a vez de os estudantes da Faculdade Estácio de Sá, campus Salvador, participarem do projeto, acompanhados pela Professora Camila Silveira.
“Considero importante este programa de visita institucional para as faculdades”, enfatizou a Docente, referindo-se ao Projeto Conhecendo o Judiciário que, na sua opinião, fornece aos alunos um conhecimento básico essencial para vivenciar, na prática, um espaço histórico de aplicação da justiça.
Durante a programação vespertina, os dois grupos visitaram o subsolo do Fórum Ruy Barbosa, onde estão os restos mortais de Ruy Barbosa e sua esposa Maria Augusta. Além disso, puderam conhecer o Salão Nobre, a Biblioteca e o Memorial do Poder Judiciário, com mais de 80 peças históricas.
O Conhecendo Judiciário acontece às terças, quintas e sextas-feiras. No turno da manhã, a visita é no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa. Tem interesse em participar do Projeto? O agendamento da visita deve ser feito com a Assessoria de Comunicação Social do TJBA, previamente, pelo professor responsável através do e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando no assunto “Conhecendo o Judiciário”.
Descrição da imagem: Desembargadora Soraya Moradillo com os estudantes de Direito do Centro Universitário Maria Milza [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem