Arte e cultura estarão presentes durante a I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA: “Produzindo vida e celebrando direitos”. A mostra “Transgeneridades Negras” integra a programação do evento e ficará disponível para visitação entre os dias 26 e 28 de junho, no átrio do edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), no CAB.
Com o intuito de valorizar o trabalho produzido por pessoas da comunidade LGBT+, ainda invisibilizado, a mostra reúne três artistas: Dante Freire, Kin Bissents e Bruno Santana.
Dante (@sayt4n) é um multiartista nascido em Salvador (Bahia) e criado no sertão do sudoeste baiano, na cidade de Caculé, homem trans negro e fabricante de entidades imaginárias de tinta. Suas experimentações passeiam entre as fronteiras do onírico de tinta até as provocações e as percepções do(s) corpo(s), vivências em tecidos, telas, esculturas e peles. Se pudesse ressoar ao mundo uma única verdade íntima, diria: “Nunca segure o grito.”
Kin (@kin_bissents) é neta da Edite, artista plástica, ilustradora, ativista LGBTQIAP+, discente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e cofundadora do projeto itinerante Caixote Cultural. Sua área de pesquisa e trabalho é sobre fenótipos. Nas obras que desenvolve, também estão presentes temáticas como raça e etnia, cultura, gênero, suas identidades, corpos e interseccionalidades.
Bruno (@bruno.santana) é professor, pesquisador, poeta, escritor, umbandista, soteropolitano e transativista negro pelos coletivos Transbatukada, Fórum Trans da Bahia e ManifestA ColetivA. Licenciado em Educação Física pela UEFS, pós-graduado em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Idealizador do arquivo Transencruzilhadas da Memória e um dos organizadores e autores do livro Transmasculinidades Negras Brasileiras: Narrativas Plurais em Primeira Pessoa.
Acesse o site do evento e saiba mais
A SEMANA
Uma iniciativa da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em questões de Gênero e Orientação Sexual do TJBA (COGEN), com o apoio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), a Semana busca trazer para o âmbito do Judiciário baiano o debate sobre pautas da comunidade LGBTQIAPN+.
À frente da COGEN, a Juíza Maria Angélica Matos destaca que o evento objetiva “aumentar a conscientização sobre as experiências e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, promover a empatia e fornecer orientações sobre como criar um ambiente inclusivo”.
Com a realização da Semana, a Comissão reforça o seu compromisso de discutir políticas afirmativas com vistas ao combate de qualquer tipo de discriminação e, sobretudo, de promover ações para sensibilização, garantia de direitos, humanização e valorização das vidas LGBTQIAPN+.
PROGRAMAÇÃO
A I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA: “Produzindo vida e celebrando direitos” ocorre entre os dias 25 e 28 de junho, com uma programação diversificada, incluindo atividades presenciais e, também, na modalidade virtual.
Entre ações que ocorrerão presencialmente, está o “Seminário Justiça e Diversidade”, que contará com cinco mesas de debates e com o Cine Debate sobre o filme “Homens Invisíveis”, promovido em parceria com o Projeto AMPARE – Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminação e Violência de Gênero para Estagiários do TJBA.
Paralelamente, haverá, além da mostra de arte “Transgeneridades Negras”, a “Feira de Empreendedorismo e Engajamento LGBTQIAPN+”, roda de conversa e lançamento de livros.
A programação contempla, ainda, atividades descentralizadas. A aula “O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais” será promovida, nas semanas seguintes, nos Fóruns Ruy Barbosa, Desembargador Carlos Souto (Sussuarana) e Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Imbuí).
Virtualmente, serão disponibilizados, no canal do Poder Judiciário do Estado da Bahia no Youtube, os Círculos Formativos Virtuais.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar do “Seminário Justiça e Diversidade” e da aula “O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais” devem se inscrever, por meio da Unicorp-TJBA, para receberem certificação.
Inscrições – magistrados e servidores
Descrição da imagem: ilustrativa, contendo marcas do evento, do TJBA, da COGEN e da UNICORP, à esquerda, e a foto de quatro pessoas à direita [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem